Sunday, August 5, 2007

Ciclos

A vida é feita de ciclos (será?)!

Mas como sabemos que um ciclo chegou ao fim? Ao contrário dos filmes, não temos uma legenda a dizer "The End", para ficarmos a saber que acabou (e bem que às vezes, mesmo nos filmes, é preciso a legenda para nos apercebermos)!

Por vezes custa-nos aceitar que chegou o fim. Tentamos adiá-lo o mais possível! Mesmo sabendo que é só uma questão de tempo.

Dentro de um ciclo criamos hábitos (afinal de contas, o homem é um "animal de hábitos"...); hábitos dos quais nos custa separar, ainda que saibamos que é o melhor para nós! Afinal de contas, os hábitos dão-nos conforto, a mudança deixa-nos pouco à vontade! Termos de começar tudo de novo é um passo que nos custa a dar, pois voltamos a sofrer as inseguranças do passado; mesmo quando sabemos que não vale a pena insistir com o ciclo actual!

No entanto, o começo de um novo ciclo não é necessariamente um começar do zero! Afinal de contas, ao ciclo que damos por encerrado associamos um grupo de experiências únicas que nos fizeram crescer e aprender; essas experiências fazem com que o novo ciclo possa ser encarado com optimismo! Sabendo à partida que será mais um ciclo, que eventualmente terá um fim, e do qual devemos tirar o maior número de experiências possível!

Que o fim dos ciclos seja bem-vindo, pois só assim poderemos procurar novas (e esperamos que boas) experiências.

No comments: